A indústria 4.0 é um termo que vem ganhando força e forma na nossa sociedade contemporânea.

Mas você sabe o que significa e no que impacta esta nova revolução? Descubra abaixo.

O que foi cada revolução

Indústria 4.0 - Primeira Revolução Industrial

A Europa passou boa parte do primeiro milênio desenvolvendo suas cidades por meio da agricultura e serviços manuais. Mas quando grupos de artesãos resolveram se reunir em um mesmo espaço para aumentar a produtividade criaram a indústria.

A primeira revolução

No século 18 surgiu uma novidade tecnológica que revolucionou o mundo, o motor a vapor. Isso possibilitou a criação de máquinas a vapor que realizassem trabalhos que antes eram totalmente manuais, com mais eficiência, precisão e em menor tempo, fato conhecido como a primeira revolução industrial.

A segunda revolução

No final do século 19, as máquinas a vapor já facilitavam o trabalho braçal, porém surgiu a eletricidade e a ideia das linhas de produção, o que acelerou de forma considerável a fabricação de produtos e reduziu o custo, possibilitando um aumento no consumo e desenvolvimento das atividades capitalistas como conhecemos hoje.

A terceira revolução

Na década de 60 se difundia a globalização por meio dos computadores e o início da internet. Essa revolução foi se desenvolvendo até chegar nos sistemas de automação que conhecemos hoje.

A quarta revolução

A revolução digital abriu espaço para o que se chama de indústria 4.0, com a adesão de inteligência artificial, internet das coisas e a famosa manufatura inteligente.

Esta revolução tem um impacto enorme na fabricação, possibilitando o desenvolvimento de técnicas avançadas como o CAD/CAM e a fascinante impressão 3D.

E quais as principais novidades da indústria 4.0?

As tecnologias que surgiram nas últimas duas décadas foram essenciais para o desenvolvimento de fábricas inteligentes, onde tudo é conectado e funciona com harmonia, o reflexo disso são as novidades que chegam ao mercado.

  • Inteligência artificial nos veículos: Caminhões de fazenda que andam sozinhos, carros que dirigem sem pilotos, veículos inteligentes. Estas são tecnologias que já existem em nosso mundo e são resultados da quarta revolução industrial.
  • Impressão 3D: A tecnologia da impressora 3D já existe há algum tempo, porém nos últimos anos ela foi complementada de forma a conseguir produzir estruturas cada vez mais complexas e até a construir casas em poucas horas.
  • Robótica desenvolvida: A automação industrial faz parte da terceira revolução, porém já existem robôs domésticos e sistemas de controle altamente desenvolvidos no dia a dia das pessoas.
  • Desenvolvimento de novos materiais: Outra realidade que surgiu com indústria 4.0 foi o desenvolvimento de materiais mais resistentes, leves e biodegradáveis, aliando a tecnologia com a responsabilidade ambiental.
  • Internet das coisas: Um dos resultados mais importantes da quarta revolução industrial, tudo está conectado por sistemas de informação. Nossos carros respondem nossos comandos de voz e se conectam aos nossos Smartphones. Estamos constantemente conectados a todos os objetos.

E como minha empresa “entra” nessa revolução?

É fato de que as indústrias brasileiras possuem um atraso quando o assunto é implementar novas tecnologias e soluções, porém, ainda assim, é possível fazer parte dessa nova revolução.

O segredo é ter os pés no chão e repensar o modo da gestão de sua empresa, o grande segredo da indústria 4.0 é trabalhar com a informação.

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para você caminhar em direção à essa revolução.

1 – Redefinir as estratégias da empresa.

De nada adianta encomendar vários equipamentos de última geração se a estratégia da empresa não está focada na internet das coisas e na tecnologia da informação.

O primeiro passo é revisar a estratégia e reformular levando em conta as possibilidades que a conexão digital pode trazer.

1- Descobrir o que está ultrapassado em sua empresa.

Muitas empresas utilizam sistemas obsoletos e tecnologias antigas, é necessário identificar o que está velho demais e precisa evoluir. Por exemplo, se você pretende utilizar um software de CAD/CAM vai precisar de maquinário CNC.

2 – Recursos humanos

Um grande detalhe da indústria 4.0 que é deixado de lado é investir na capacitação de seu pessoal, de nada adianta um parque tecnológico se os seus operadores não têm conhecimento para trabalhar com equipamentos digitais.

3 – Invista em inteligência artificial e mobilidade

A conexão do mundo real com o digital permite que você esteja conectado em tempo real com sua empresa, utilizar isso para controlar e gerir melhor a produção pode levar sua fábrica para a quarta revolução industrial.

Conheça as novas tecnologias e fique por dentro de todas as novidades

Indústria 4.0 - Novas Tecnologias

A indústria 4.0 é a grande oportunidade de nossa era, os avanços tecnológicos surgem cada vez mais rápido e estão cada vez mais fascinantes.

A Tecnologia é uma poderosa aliada do homem moderno, vei para impulsionar o futuro e transformar a sociedade, cabe a você especializar seus negócios para entrar de vez na quarta revolução industrial.

Esta revolução será marcada pela informação.

Portanto, não perca nenhuma novidade, acompanhe nossas publicações e descubra o melhor desse novo método de indústria e os impactos das novas tecnologias no dia a dia de nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *