INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS PNEUMÁTICOS – Simbologia dos Componentes Pneumáticos
O objetivo principal desse artigo é mostrar aos profissionais, estudantes e curiosos em automação industrial a Simbologia dos Componentes Pneumáticos – válvulas, atuadores entre outros.
No final do artigo, encontra-se imagens com os componentes e sua simbologia.
Mas antes: Você sabe a origem da palavra pneumática? Conhece as vantagens e desvantagens na sua aplicação?
Pneumática: (derivado do termo grego: πνευματικός (pneumatikos que significa “fôlego”, “sopro”) é um ramo da ciência e tecnologia, que faz uso de gás ou ar comprimido( sob pressão).
Pode ser utilizado numa gama alta de aplicações como freios de caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas, pulverizações, produção industrial alimentícia, automobilística, óleo e gás…. enfim, há uma infinidade de possibilidades e aplicações.
Seu uso proporciona o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
Vantagens do Uso de Componentes Pneumáticos
- Incremento da produção com investimento relativamente pequeno;
- Redução dos custos operacionais;
- Robustez dos componentes pneumáticos – Torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação;
- Fácil manutenção;
- Facilidade de implantação;
- Resistência a ambientes hostis – Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.
- Simplicidade de manipulação – Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.
- Devido a pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.
Limitações da Pneumática
- O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema;
- Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 220 PSI – Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas;
- O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes;
- O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.
Simbologia dos Componentes Pneumáticos
>>>PARA VER O FUNCIONAMENTO DAS VÁLVULAS E CILINDROS EM SLIDES CLIQUE AQUI<<<
Utilizam-se diversos sistemas e convenções de símbolos em todo o mundo, oficialmente reconhecidos por corpos standard.
O mais comum utilizado é ISO1219-1. Os símbolos encontrados nesta lista, estão em conformidade geral com as normas industriais japonesas (JIS) em muitos casos, não existe diferença entre os símbolos de circuito JIS e ISO.