INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS PNEUMÁTICOS – Simbologia dos Componentes Pneumáticos

 

O objetivo principal desse artigo é mostrar aos profissionais, estudantes e curiosos em automação industrial a Simbologia dos Componentes Pneumáticos – válvulas, atuadores entre outros.

 

No final do artigo, encontra-se imagens com os componentes e sua simbologia.

 

Mas antes: Você sabe a origem da palavra pneumática?  Conhece as vantagens e desvantagens na sua aplicação?

 

Pneumática: (derivado do termo grego: πνευματικός (pneumatikos que significa “fôlego”, “sopro”) é um ramo da ciência e tecnologia, que faz uso de gás ou ar comprimido( sob pressão).

 

Pode ser utilizado numa gama alta de aplicações como freios de caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas, pulverizações, produção industrial alimentícia, automobilística, óleo e gás…. enfim, há uma infinidade de possibilidades e aplicações.

 

Seu uso proporciona o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.

 

Vantagens do Uso de Componentes Pneumáticos

 

  • Incremento da produção com investimento relativamente pequeno;

 

  • Redução dos custos operacionais;

 

  • Robustez dos componentes pneumáticos – Torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação;

 

  • Fácil manutenção;

 

  • Facilidade de implantação;

 

  • Resistência a ambientes hostis – Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.

 

  • Simplicidade de manipulação – Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.

 

  • Devido a pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.

 

Limitações da Pneumática

 

  • O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema;

 

  • Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 220 PSI – Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas;

 

  • O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes;

 

  • O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.

 

 

Simbologia dos Componentes Pneumáticos

 

>>>PARA VER O FUNCIONAMENTO DAS VÁLVULAS E CILINDROS EM SLIDES CLIQUE AQUI<<<

 

Utilizam-se diversos sistemas e convenções de símbolos em todo o mundo, oficialmente reconhecidos por corpos standard.

O mais comum utilizado é ISO1219-1. Os símbolos encontrados nesta lista, estão em conformidade geral com as normas industriais japonesas (JIS) em muitos casos, não existe diferença entre os símbolos de circuito JIS e ISO.

 

simbolo das válvulas - Vias, posições, tipo de acionamento

Simbologia das válvulas – Pneumática – Segunda norma JIS

Símbolo dos cilindros, dupla ação, simples ação, amortecimento.

Simbologia dos Atuadores – Cilíndros – Pneumáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.